O Terço e os Protestantes

Há relação entre protestantes e o uso dos chamados “terços”? Essa pergunta leva à muitas conclusões de todos os lados, por vezes muito precipitadas. O tópico é de pouco conhecimento do público e gera polêmica por sua associação imediata com outras tradições cristãs. No presente artigo, Fabio Bighetti, bacharelando em Teologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), busca apresentar um estudo rigoroso sobre o assunto, visando jogar luz sobre um tópico tão desconhecido para muitos protestantes brasileiros.

O estudo passa por uma breve introdução à teologia bíblica da oração, depois sobre o surgimento histórico dos cordões na religião e, particularmente, o surgimento e desenvolvimento dos cordões de oração no cristianismo até o período moderno, finalizando com um posfácio focado no famoso texto de Mateus 6 e as “vãs repetições”. Certamente este artigo será de grande utilidade aos estudiosos sobre o assunto, assim como para os curiosos.

Também gravamos um breve episódio do Wittencast com reflexões complementares do autor sobre o assunto. Ouça ele aqui!

Caso tenha interesse em aprender a orar usando os “cordões de oração “terços”, também organizamos um manual com formas diversas de utilizá-los em suas devoções pessoais. Clique aqui para acessá-lo e baixá-lo!

1 comentário Adicione o seu

  1. Cristiano disse:

    olá. Graça e paz de NS Jesus Cristo. Ouvi o Wittencast sobre o terço e protestantismo, li o manual e ainda não tive tempo para ler o artigo principal completamente. Mas gostei muito, as informações me foram inéditas e valiosas. Eu num esforço próprio já havia adotado esta prática de liturgia privada, fazendo meus próprios modelos. Neles inclui diversas orações como: de Santo Agostinho,Dez mandamentos,etc e partes como: In nomine,Kyrie, Glória Patri,Pai nosso, Nunca Dimitis,etc em diversos modelos. Pois podemos usar a criatividade para a devoção privada utilizando os cânticos do AT e NT também. Gostei muito da forma ensinada com os salmos. As dos catecismos de Lutero não compreendi muito bem, apesar de ter gostado das orações. Por fim, deixo meu agradecimento,fiquei muito feliz pelo artigo,pelo esmero e ótimo trabalho. Gostei muito do podcast, comunicação excelente. Que Deus os abençoe e que gere muitos frutos para o Reino de Deus.

    Curtir

Deixe um comentário